Estufa de Secagem e Esterilização

Comparar Produto

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DAS ESTUFAS

As Estufas de Secagem e esterilização são equipamentos básicos em qualquer laboratório e são utilizadas em uma grande variedade de aplicações.

A compra da estufa envolve basicamente 3 fatores, que precisamos ser avaliados pelo cliente conforme sua necessidade: Tamanho, tipo de controlador e material de confecção do interior.

Abaixo falamos um pouco de cada um destes 3 fatores.

TAMANHO

Temos estufas para todas as necessidades, que variam de 11 a 1.600 Litros de capacidade interna. A escolha do tamanho passa pela avaliação do tipo e da quantidade de amostras que serão colocadas internamente na estufa.

Sempre devem ser observados a altura da amostra e o espaço que ela ocupa na prateleira (área). Esta avaliação deve levar em conta a quantidade de amostras que se deseja colocar internamente na estufa, simultaneamente.

TIPO DE CONTROLADOR

O tipo de controlador precisa ser avaliado conforme a necessidade da variação da temperatura permitida no processo do cliente. Em alguns casos, aceita-se uma variação maior em relação a temperatura escolhida. Em outros casos, a variação precisa ser mínima, ou seja, o controlador precisa ser capaz de manter a temperatura o mais próximo possível da temperatura desejada.

Quanto maior a precisão necessária, mais avançado é o controlador e maior o investimento necessário. 

Temos 3 tipos de controlador: Analógico, Digital Easy e Digital de alta precisão, detalhados conforme abaixo

  • Controlador Analógico: Temperatura de trabalho de 50 a 250°C, com precisão de +/-25°C

  • Controlador Digital Easy: Temperatura de trabalho de 50 a 200°C, com precisão de +/-5°C

  • Controlador Digital de alta precisão: Temperatura de trabalho de ambiente +5°C até 250°C, com precisão de +/-1°C

 

Portanto, se o cliente ajustou a temperatura de trabalho para 150 °C, após a primeira estabilização, a mesma irá variar:

  • Controlador Analógico: de 125°C até 175 °C (150 +/-25°C)

  • Controlador Digital Easy: de 145°C até 155 °C (150 +/-5°C)

  • Controlador Digital de alta precisão: de 149°C até 151 °C (150 +/-1°C)

 

Logo, a escolha do controlador adequado passa pela análise do cliente sobre sua necessidade de controle de temperatura.

MATERIAL DO INTERIOR DA ESTUFA

Outra variação para os diferentes modelos disponíveis é com relação ao material da câmara interna. 

Temos versões fabricadas em aço carbono com pintura especial para alta temperatura ou em INOX. A escolha do material é importante pois deve ser adequado à aplicação do cliente. 

Amostras com alto teor de umidade/água exigem interior em aço Inox para maior durabilidade e vida útil, como por exemplo para secagem de vidraria, da mesma forma que amostras que liberem vapores corrosivos também.

As estufas com interior em INOX possuem esta palavra em seu nome e, apesar de exigirem maior investimento em relação as estufas com interior em aço carbono, possuem maior durabilidade.

 

    Confira também